Se você nunca sentiu medo, vergonha e dor, é porque ainda não nasceu para a vida. Todo mundo teme algo: assaltos, aviões, doenças, dentistas, solidão, entre outras coisas. Claro que a intensidade do medo é intensificada pelo histórico de vida de cada um. A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo. Mas e quando tudo causa medo e não conseguimos agir?
Veja a reflexão em vídeo. Meu abraço Lamarque
Se eu for listar meus medos aqui, não vai caber, rsrs
ResponderExcluirMuito clara e precisa sua explanação , como sempre , Lamarque .
ResponderExcluirHá uma citação que não lembro a autoria que diz assim : " Quando nasci minha mãe deu à luz eu e meu irmão gêmeo , o medo ..."
Desde criança sempre fui medrosa , mas aprendi com a vida que o enfrentamento é a melhor solução . Obrigada pela partilha e por sua visita ao meu blog .
Abraços
Obrigada pelo carinho.
ResponderExcluirGostei do tema medo, sendo atacado assim com profundidade. Ainda ontem fiz uma poesia sobre o medo. Se tiver um tempinho ainda hoje, eu vou postar ela aqui.
Um grande abraço
Olá meu bom amigo! Gosto demais quando você visita o Sonhos! O tema medo é bem interessante... todos nós já passamos por isso ou vamos passar, faz parte da vida! o problema é quando ele nos paralisa, e não permite que sigamos nossa vida na luta do dia a dia. Há 2 anos fiz tratamento de uma síndrome do pânico que me pegou forte, depois de sofrer um infarto e ficar na UTI. Recentemente, sofri queimaduras nos braços, colo e braços, motivada por uma cafeteira que explodiu na cozinha...com ela, explodiu também o medo terrível outra vez! Agora está tudo bem, passados seis meses, sinto-me mais tranquila e confiante. Voltei ao trabalho e a minha convivência normal com meus amigos. Tudo passa, não é? Graças a Deus... A fé de que não estamos sozinhos, nos encoraja a reagir diante das dificuldades.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho da visita no Sonhos.
Abraços carinhosos da amiga que te admira muito.
Josi
Olá Lamarque
ResponderExcluirTenho medo de dirigir, recentemente a minha filha tirou a carteira de motorista e estou incentivando o meu filho a dirigir também quando ele completar 18 anos. O meu esposo dirige há muito tempo, mas eu não consigo enfentar o trânsito. Muito legal sua reflexão, fica com Deus amado.
Olá Lamarque,
ResponderExcluirGrata por sua visita e comentário.
O medo, os medos, digamos que fazem parte da racionalidade. Evidente que, medo exagerado, necessita de apoio psicológico.
Abraço da Luz.
O medo acaba sendo um mecanismo de defesa que lhe obriga a ter cautela. É muito interessante isso. Tenho alguns medos e tento controlar isso, mas tem um que me assusta e muito, é um grande pesadelo em minha vida. Os demais medos consigo controlar.
ResponderExcluirBoa tarde Lamarque :)
ResponderExcluirJá venci inúmeros medos e sinto-me vitoriosa por isso;entretanto ainda tenho alguns que preciso derrotar,afinal esse sentimento pode travar a gente.
Adorei o tema abordado na postagem.
Abraços!
“Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1-7
ResponderExcluirÉ necessário que o medo que atua em nós seja erradicado através da fé do Amor e da esperança, porque o medo é uma porta que deixamos aberta para que o inimigo possa usar, para nos lançar opressão.
Não podemos esquecer que em Cristo somos mais que VENCEDORES.
uma semana de bençãos pra vc =)
Oi Lamarque
ResponderExcluirMEDO - todos temos... a diferença está em como superamos os medos, né?
Abração
Jan
Oi, Lamarque!
ResponderExcluirAcho que o medo é a maior doença da humanidade. Por causa dele, muitos não mostram o seu melhor lado, aquilo que têm de melhor.
Eu tenho muitos medos e gostei quando disse que é preciso enfrentá-los para que não fiquem maior do que são. Gostei também da separação entre o que é medo real e medo imaginário porque, na maioria das vezes, são os medos fantasiosos que nos paralisam e nos impedem de evoluir.
Parabéns por mais uma excelente publicação.
Um grande abraço!
Interessante as reflexões que você trouxe aqui... Gostei de saber que já nasci para a vida, mas confesso que muitas vezes pensei que se tenho medo é porque sou fraca...
ResponderExcluirAbraço!
Acho que reconhecer nossos medos e limitações nos torna fortes, é como reconhecermos e conhecermos os inimigos para assim lutar contra eles ;]
ResponderExcluirO medo se faz necessário para a nossa defesa, porem não podemos deixar que ele destrua nossos sonhos.
ResponderExcluirOi, Lamarque. O medo é bom como sinal de alerta, mas não deve ser tamanho a ponto de paralisar. Um abraço!
ResponderExcluirOlá amigo ótima mensagem.
ResponderExcluirNão gosto nem de pronunciar essa palavra rsrsrs, para mim medo é um sentimento que quem traz á tona nas nossas vidas é o Diabo.
Andando com Deus não temos porque temer.
Muito obrigado pela visita no blog e pela menssagem edificante.
Abraços.
Mensagem é com um ''s'' só foi um erro de digitação rsrsrs.
ResponderExcluirDesculpe.
O sentimento de medo faz parte da natureza humana, mas precisamos saber dosar a sua intensidade quando aparece, pois senão torna-se um problema de saúde. Acho que a melhor forma de combatê-lo é saber enfrentá-lo, pois do contrário sempre estaremos dando força para ele se fortalecer. Um grande beijo e abraço amigo Lamarque e boa sexta feira!!
ResponderExcluirMais uma ótima reflexão.Bom mesmo vir aqui. Abraços.
ResponderExcluirOi Lamarque! Interessante sua tese! Em antropologia, o medo também é um aspecto cultural, por isso ele é diferente para cada povo. Também é tido como o formador da memória, no processo evolutivo do homem, o que lhe permitiu lembrar dos perigos, armar situações de defesa e se safar deles, contribuindo assim para raciocínios cada vez mais lógicos. Um abraço!
ResponderExcluirAlgumas pessoas têm mais medo que outras. Eu tenho muito mas sempre tentando vencê-lo. Gosto da abordagem pscanalítica, fiz cinco anos e foi muito bom.Adorei seus posts. Abraços
ResponderExcluir