14 de julho de 2012

HAY QUE ENDURECERSE, PERO SIN PERDER LA TERNURA JAMÁS!


"Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!" - Esta expressão de Ernesto Che Guevara trouxe o ensinamento sobre manter a serenidade sempre. É bem verdade que sua fala deve ser entendida no contexto político de sua época e na realidade é uma crítica a qualquer sistema político opressor. Não há uma outra reação ao sistema opressor senão o endurecimento, mas perder a ternura, a serenidade, a paz, a calma, jamais. Manter a serenidade pelo maior tempo possível é o grande desafio das pessoas que buscam o caminho do autoconhecimento verdadeiro. São muitas as provações, as provocações que a vida nos apresenta como a nos testar constantemente. Podemos adotar a fuga, a alienação ou assumir com consciência e ação para o engajamento. Manter-se lúcido é uma verdadeira proeza num momento em que temos que fazer poucas escolhas entre opções que nos pressionam. A serenidade ilumina nossos passos, tornando o mais ambiente agradável e as relações saudáveis. A suavidade, a serenidade do nosso ser diante das pressões da vida é uma conquista da maturidade. Jesus endureceu contra o sistema religioso de sua época, mas nunca perdeu a ternura do Ser. Abraços Lamarque

18 comentários:

  1. seu texto nos mostra que nós temos que amar...
    temos que amar o amor.

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  2. Lamarque,
    Amei o que vc disse, mas é tão dificil a gente não se decepcionar com as pessoas, com Deus... As vezes acontece sim, fico até mesmo questionando minha fé nessas horas, fico mais dura. E como vc disse, é muito triste mesmo. E fico orando para voltar a ser doce e acreditar nas pessoas e na vida.
    Amei sua reflexão! Me faz pensar...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. bom dia! recebi com muita alegria seu recadinho la no samambaia.
    fique ä vontade quando quiser retornar.
    amei seu espaco, dá para perceber que é uma pessoa preocupada com o bem estar e o compartilhamento de coisas positivas.
    adoro isso.
    parabéns! voltarei logo (deve ter lido meu recadinho de que estou sem compt. Uso esse lep top da filha quando esta dando sopa por aqui rsrs) um abraco.

    ResponderExcluir
  4. Oii amigo, ótima lembrança, sou muito fã da história do Che Guevara, aprendemos com ele dentro da realidade que vivemos hj! óltima refexão! abraçosss

    ResponderExcluir
  5. Passei para agradecer a visita e falar do privilégio em tê-lo como seguidor do meu blog.Seu espaço é maravilhoso, voltarei com mais tempo para ler as suas postagens.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Perfeitas considerações, a lucidez e a serenidade realmente andam de mãos dadas.

    ótima sexta para você Lamarque.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem colocado este texto amigo.
    Sabe que sem a serenidade constante dentro de nós acabamos perdendo o rumo, a direção, tomando decisões erradas as vezes.
    Boa sorte com seu novo blog.
    Que prospere assim como o antigo.
    Beijos
    Andreza Canela

    ResponderExcluir
  8. Olá, venho trazer meu abraço e desejar um ótimo final de semana.
    Aproveito para externar minha impressão sobre sua postagem: foste muito feliz ao usar uma frase do Che Guevara - que confesso não conhecia, mas que, no meu modo de ver, exalta e enfatiza, ao que parece, o seu objetivo de mostrar o quanto é importante termos tranquilidade, perspicácia, discernimento, sem perdemos a calma e a serenidade em qualquer das situações que pela frente nos passa e devemos encarar. Parabéns amigo, e já como disse: foste feliz com essa postagem expressiva.
    Quando puder, apareça. Sucesso e até mais...

    ResponderExcluir
  9. CIAO LAMARQUE
    COMO VOCÊ Fala bem..alias escreve.
    você tem razão, è sempre mais difícil manter se sereno, mas acho que tudo se resume a não querer a lua, ou seja, não almejar ao impossível.
    te desejo um fim de semana iluminado !!


    bacione

    ResponderExcluir
  10. Olá Lamarque!
    Venho retribuir sua visita e aproveito para dizer que adorei o seu blog. A muito o que ler e refletir, assim, vou ficando por aqui tb!!!! rs

    ResponderExcluir
  11. Olá adorei seu texto bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lamarque :)
    Muito linda essa frase do Che Guevara.
    Quando a serenidade sai de cena,tudo se complica e torna-se impossível demonstrar ternura.
    Abraços!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!

    Agradecendo e retribuindo a visita.

    Tb estou te seguindo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Lamarque, que bom ler os seus artigos e conhecer seus pensamentos. Realmente, o cotidiano nos deixa em estado de alerta ou na defensiva. O desafio é achar o ponto de equilíbrio para não fugir, alienar ou partir para a agressividade. Acho que precisamos parar, respirar mais fundo e meditar no exemplo que você citou e continuar nessa aridez do dia a dia, mas sem perder a ternura. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Seus textos são muito bons! Que Deus continue te capacitando e inspirando.
    Tô compartilhando sua frase no facebook, com devida referência autoral, ok?!
    "Manter-se lúcido é uma verdadeira proeza num momento em que temos que fazer poucas escolhas entre opções que nos pressionam".
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. João José Martins Tavares17 de maio de 2018 às 12:41

    acabo de chegar de Cuba e com a desconfiança de que falar-se de Che, lá, incomoda
    cá incomoda muito mais e por motivos opostos

    ResponderExcluir
  17. Guevara nunca disse esta frase. Ainda mais porque ele mesmo como gostava de dizer "Tenho ódio. Tenho sede de sangue". Calma e paciência não foram seu forte.

    ResponderExcluir

Obrigado por comendar
neste caminho - abraços Lamarque