7 de julho de 2012

AS PAIXÕES DA MULTIDÃO



Em sociologia quando falamos em multidão, estamos nos referindo as massas. E massas é um conjunto de indivíduos, grande número de pessoas. As massas tem sua particularidade, desenvolvem um estilo que é produto da mídia e da indústria cultural. O meio de comunicação que mais influencia, é a televisão. Ela, através de propagandas, novelas, programas, realy shows e dentre outras programações, passa um comando daquilo que esta ‘na moda’ ou ‘aquilo que todo mundo usa’ ou ’aquilo que todo mundo faz‘, e a partir disso, as pessoas são influenciadas conscientemente ou inconscientemente a comprar determinados produtos, a praticar certas ações, a pronunciar alguns vocabulários, a assimilar certos comportamentos e abrigar algumas idéias. Mesmo no meio das massas, nós somos indivíduos com uma personalidade e com característica pessoal. Essa individualidade não pode ser violentada pela industria cultural. Termino lembrando dois pensamentos, um, de Rabindranath Tagore e, o outro, de Heródoto: "O homem mergulha na multidão para afogar o grito do seu próprio silêncio" - "É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem." - Abraços Lamarque

20 comentários:

  1. Oi, Lamarque...

    Eu vi que tinha sumido e tinha ficado até triste, porque gosto de ler as coisas que escreve, e muitos vezes compartilho.
    Bem vindo de volta!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Amigo querido... não estava conseguindo acessar seu perfil e seu blog... O que houve?
    Um lindo fim de semana! Bjss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita em meu espaço, Lamarque
    tambem estou por aqui e te seguindo
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo carinho!!Vamos nos ver agora!!abraços,lindo domingo!chica

    ResponderExcluir
  5. Não se pode seguir a procissão sem conhecer o homenageado, a bandeira, o que estão abraçando. E ver se nos enquadramos no contexto. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, "O homem mergulha na multidão para afogar o grito do seu próprio silêncio",adorei essa frase, e sua reflexão, vc tem toda razão amigo! Abraçoosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Lamarque,
    Mesmo mo meio de qualquer multidão,
    nunca deixaremos de sermos nós mesmo.
    Estou seguindo também.
    Beijo e um domingo com luz e paz.

    ResponderExcluir
  8. Olá Lamarque.

    Ainda bem que você voltou ao meu recanto, pois anteriormente não consegui acessar o seu novo blog.
    Ótima mensagem! No geral, tenho medo de me misturar à multidão, porque quase sempre há tumulto. Creio que é exatamente em razão de
    suas colocações que tal tumulto ocorre.
    Seria muito bom se o povo não se aglomerasse apenas em razão do futebol e do carnaval, mas em busca de objetivos nobres
    e salutares à nação.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lamarque,

    Comentei aqui. Não sei se entrou, pois o google requisitou senha assim que publiquei meu comentário.
    Depois confiro, pois não me lembro se você tem moderador de comentários.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Lamarque, nem li o post.
    O que foi que aconteceu, meu amigo?
    Tentei acessar seu blog e nada, somente depois do que disse que entendi.
    Mas não adianta se lamentar, né?
    Dessa vez faça um backup.
    Sucesso
    Paz e bem
    Xeros

    ResponderExcluir
  11. Ola!

    Interessante seu blog! Gostei da forma que você articula as idéias, de modo claro e objetivo! Vou recomendar para meus alunos! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lamarque!
    Vim te fazer uma visitinha e adorei o seu espaço. Muito interessante tudo o que escreve, estarei sempre por aqui para conferir as novidades.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Amigo,


    Que pecado perder o domínio...

    Mas vai tirar de letra e continuar seu trabalho, maravilhoso, com as palavras,


    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Postagem muito boa mas a frase que utilizou foi sensacional.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lamarque!!!
    Obrigada pela visitinha no meu Blog, não estava conseguindo acessar o seu e por isso só agora retribuo a visita... muito bom o seu espaço, sempre bom manter contato com pessoas inteligentes e articuladas.. abraços!!!

    www.jmisturinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Bom dia , desejo um bom domingo e
    um feriado agradável.e que sua boa
    semana venha cheia de coisas lindas
    para mostrar o que vc faz de bom
    Parabéns sempre pelas belas postagens
    Abraços
    Rita!!!!!

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do seu blog... obrigada pela visita!!!
    voltarei sempre. bj

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa tarde!
    Obrigada pela visitinha e seguir o meu cantinho. Seguindo aqui tb ^^

    Bom domingão ^^
    BEIJO!

    ResponderExcluir
  19. Olá. amigo.Parabéns pelo texto! Gostei do seu blog. Estou retribuindo a visita. Obrigada! Estou te seguindo. Um abraço e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  20. Excelentes texto e citações. Obrigada pela sua visita, como me encontrou? Gosto de perguntar isso. Para reconhecer o círculo. Beijos e bom dia.
    Ah, também estou seguindo aqui.

    ResponderExcluir

Obrigado por comendar
neste caminho - abraços Lamarque