3 de julho de 2012

MEU PRANTO EM DANÇA




Henri Nouwen tem uma obra chamada "Transforma meu pranto em dança". A basear pelo título somos convidado a uma reflexão diante as dores da vida. Selecionei alguns pensamentos da obra para nosso deleite.

"Lamentar empobrece-nos; faz-nos lembrar, com veemência, de nossa pequenez. Mas é precisamente aqui, no meio da dor, da pobreza ou da fraqueza que o Dançarino nos convida a levantar e a dar os primeiros passos."

"O homem escondido atrás das palavras - transforma o sofrimento numa oportunidade."

"Aqueles que creem no amanhã, viverão melhor hoje."



"Compaixão = sofrer com - Viver com compaixão significa entrar nos momentos sombrios do outro. É penetrar em lugares de dor, é não recuar e desviar os olhos quando alguém agoniza. A compaixão é o que nos impede de dar explicações fáceis e ligeiras diante da tragédia na vida de alguém que conhecemos ou amamos. (p. 69)"

"A verdadeira fonte de nossa crueldade e insensibilidade está na rejeição de nosso sofrimento." (psicanalista - Arno Gruen)

"Porque é fácil cair na ilusão de que as pessoas são propriedade nossa, que podemos usá-las, que temos o direito de governar seus sentimentos. Ao dar conselhos prematuros sobre como agüentar a dor, precipitando-nos em tranqüilizar e encorajando atravez de conselhos, dizemos muito sobre nossa própria necessidade de soluções rápidas e suaves. Quando forçamos esse tipo de consolação nos outros, tornamos alma ferida em objetos ou projetos. Ficamos encastelados em nossa própria insistência no conforto. Na verdade, uma abordagem possessiva em nossos relacionamentos gera muito de nossas decepções, pois é raro que as pessoas reajam positivamente ao nossos esforços de governar a sua vida ou orquestrar suas reações às dores. (p.72)"

"Aquele que se esforça para atuar e fazer coisas para os outros ou para o  mundo sem aprofundar seu autoconhecimento, sua liberdade, sua integridade e sua capacidade de amar nada terá para oferecer a outros." (Thomas Merton) (p.74)"

2 comentários:

  1. Olá Lamarque, Vim trazer minha solidariedade. Em frente com o novo blog.Belos posts, ótimas mensagens de vida.
    Feliz semana, Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo , eu quase perdi o meu uma vez, foi triste, mas recuperei, ja estou te seguindo, nessa nova etapa, e como sempre te admirando, um bom dia, beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comendar
neste caminho - abraços Lamarque